Friday, March 30, 2007

sabrina é a britney tuga?

Mais dia menos dia, eu iria ter de comentar o site de apoio à Sabrina. Em primeiro lugar, tenho mais é de agradecer a sua existência porque sem ele, talvez este blog nunca tivesse visto luz. Como o claro e o escuro, ou o dia e a noite, tinha de surgir o reverso da medalha. Surgiu assim, naturalmente, a necessidade de criar um espaço anti-Sabrina, porque isto de se ser figuras públicas e cantoras tem muito que se diga, e não pode ser só o bem. E cá estámos nós, no blog dedicado às pessoas que odeiam a Sabrina, como eu, mas que pode ser visitado por aqueles que amam a Sabrina e que me vão odiar a mim, oh que chato!, é a vida. Tinha de dedicar este blog a alguém e a ideia de o dedicar aos que, como eu, odeiam a Sabrina, pode não ter sido muito original, mas lá está, volta tudo à questão dos opostos e dos contrários e se o site de apoio à Sabrina é dedicado e cito, a todos os admiradores de Sabrina, a mim não é dedicado, pois não me incluo nesse grupo (e só insisto para que não restem dúvidas), o meu é dedicado aos meus semelhantes. Haverá alguém como eu?

Sobre o site, o que dizer? Na minha opinião, peca por ser demasiado amador. Mas a iniciativa de criar o site é boa, admito. Mas eu sinceramente não tenho pachorra para as letras com fundo colorido e muito menos para a des-organização estrutural que me parece sair à vista de qualquer um. Misturam-se fotos com notícias, com opiniões, com curiosidades, com links, com destaques da imprensa e tudo assim, agora uma coisa, agora outra, no fim já não sabes o que é que estás a ler e a ver. Para uma pessoa que percebe tanto de novas tecnologias como de cozinha afrodisíaca senegalesa e a sua influência na cultura francesa contemporânea, como eu, admito que nunca conseguiria criar um site decente (nem sei como é que consegui criar um blog!), mas também tenho a decência de não fazer mal quando já sei que dali vai sair uma grande bosta e nisto de se ter muitos conhecidos e amigos, há sempre alguém que sabe como fazer melhor e dá umas dicas e no final o resultado é bem mais agradável à vista como produto final. Para meter nojo, poderia dizer que o site de apoio à Sabrina está à altura da canção da Sabrina, a mesma banalidade, a mesma superficialidade, o mesmo nojo, mas eu não vou dizer isso, porque como disse incialmente, a intenção é de se louvar e foi mesmo boa.

E o que é que tem a Britney a ver com isto tudo? Nada, poderá pensar o mais ingénuo leitor. Ou tudo, se for uma pessoa que possui dotes de adivinho. A resposta está nesta foto-montagem, copiada do site de apoio à Sabrina:



Confesso que nunca tinha pensado comparar a Sabrina tuga com a mega-estrela Britney, que agora rapou o cabelo e tem andado numa de arejar as partes baixas, se é que me faço entender, ou se não estiver a conseguir, direi que ela deve de estar a passar por dificuldades econónicas, os discos devem de estar a vender mal, o dinheiro vai todo para as fraldas dos putos e ficamos sem poder comprar roupa interior, ou lingerie, se preferirem, e como não deve de ser muito confortável para um adulto andar por aí de fralda, tem mesmo é de andar sem nada. Adiante. O site de apoio à sabrina, que muito se esmerou para conseguir colocar lado a lado uma foto da Britney e outra da Sabrina, esmerou-se de seguida, na prosa que fielmente irei transcrever:

|Será premunição?| Que existem claras semelhanças fisionómicas entre Sabrina e Britney Spears, ninguém duvida, que são ambas talentosas e autênticas feras em palco, também não. Mas será capaz, Sabrina, de igualar o sucesso alcançado por Britney, em toda a Europa? Poderá ser isto uma premunição? Ficaremos a saber a 10 de Maio...

Eu nunca fui um grande admirador da Britney, embora - confesso - achei piada quando ela surgiu toda colegial de tranças nos cabelos, de mini-saia e de meias até aos joelhos, qual Lolita saída de uma última versão do livro de Nabokov, e ela até tinha uma voz engraçada, toda teen, toda pop americana, mas depois a menina virgem passou-se do cérebro e, viragem atrás de viragem, agora está um bocadinho decadente. E onde é que entra a Sabrina tuga? Bem, é verdade que é loirinha, como a Britney já foi um dia. Agora, TALENTOSA? e - esta é a mais cómica de todas - UMA FERA EM PALCO? Só posso estar a alucinar. A Sabrina é um animal quando sobe ao palco? A única fera em palco que se viu no último Festival RTP da Canção foi Marta Plantier, a fazer lembrar, por breves momentos, Nina Morato. Ou os Lordi no ano passado - não sou grande admirador, mas reconheço que são monstros do palco. E podia escolher dezenas de cantores que já passaram na Euriovisão que souberam demonstrar que em cima de um palco é que estão bem. A Sabrina não me convence. Continuo a achar que ela fica melhor na Zara, ou na Mango, a vender camisolas e tops e calças e roupa interior. Será isto uma premunição? Não,não. É uma premonição.

E até estou a ser simpático se ela acabar realmente assim, trocando os palcos e os microfones pelas lojas e pelas caixas, não fosse eu seguir a comparação inicial entre a Sabrina e a Britney Spears, e desejar-lhe a fase actual da americana, que, segundo o Blitz, é retratada da seguinte forma: Fotos sem cuecas, bebedeiras em festas, máquina zero nos cabelos. Como se não bastasse, Britney mais uma vez aprontou. Britney Spears tenta suicídio e ainda se declara como Anti-Cristo, segundo o tablóide britânico "News of the World". A jovem, que está em uma clínica de reabilitação, tentou se enforcar com um lençol, e ainda durante a crise, gritou várias vezes: "Eu sou o anti-cristo. Sou uma farsa, sou uma farsa". Britney foi parar na clínica após sua família a ter pressionado, principalmente sua mãe, que está muito preocupada com os factos que tem a filha tem se envolvido. Ela internou-se pelo menos três vezes no último mês, porém eram internatos "relâmpagos".
O jornal ainda publicou que, de acordo com fontes anónimas de dentro da clínica, Britney tem os números 666 marcados na cabeça. A cantora foi socorrida pelos funcionários do local e parece estar a melhorar
.

é já amanhã



Rui Bandeira e Sabrina juntos! UAU! FANTÁSTICO! TENHO DE IR À FNAC COMPRAR BILHETES ANTES QUE ESGOTEM! Gostava era de saber o que é que a menina Sabrina tem a mais do que os Irmãos Verdades e o Helder Moutinho, de quem nunca ouvi falar, para ter direito a legenda, ainda que entre parêntesis. Será tudo uma questão de implantes mamários? Será que tudo ali é natural? Se achas que as mamas da Sabrina são autênticas, liga para o 707 121 121. Mas se achar que aquilo só é possível com silicone, então ligue o 707 122 122. Custo da chamada é de 50 cêntimos, ou seja, sai mais barato do que votar no concurso dos Grandes Portugueses. Os resultados serão divulgados futuramente. Para já, fica a consolação de terem escolhido para dia do concerto o primeiro dia do mês de Abril. Dia das Mentiras, certo? É que Rui Bandeira + Sabrina é mau demais para ser verdade. Só lá vai mesmo como mentira.

Lusitana Paixão, ou como me tornei fã da Eurovisão...



Recordar Lusitana Paixão na voz de Dulce Pontes é por si só uma razão para eu odiar a Sabrina. 1991 foi o primeiro ano em que vi por completo o Festival RTP da Canção e, depois, o Festival da Eurovisão, em directo de Roma. Não foi amor à primeira audição, mas também eu não passava de um puto. Lembro-me de ver o Festival RTP desse ano e de ter detestado a canção, porque fazia lembrar o fado e eu, como qualquer puto da minha idade que se prezasse, odiava fado. Aliás, nem sabia o que era fado, mas isso também não era importante. A minha favorita era uma canção que era cantada por um grupo chamado Bloco, que interpretou uma canção da qual não me lembro nem do nome nem de um acorde sequer. Coisas de putos. Depois vi a Eurovisão, mesmo não gostando da música, porque lembrava o fado, diziam, convém sempre recordar, e acabei por ficar contente e orgulhoso com o resultado final da canção. Anos mais tarde comecei a gostar da canção e a cantarolá-la pelos cantos, eu mais a minha bela voz, e acabei por me render às evidências. Lusitana Paixão é uma grande canção e Dulce Pontes é uma grande intérprete. Mereciam a vitória, obviamente, tendo em consideração que já ganharam a Eurovisão canções muito piores do que esta. Quis o nosso fado que nesse ano de 1991 vários países apresentassem a concurso as suas melhores canções. É aliás, desse ano, aquela que é, para mim, a melhor de canção de sempre da Eurovisão: C'est le dernier qui a parlé qui a raison, na voz de Amina, representante francesa. Mas dessa canção falarei num outro dia. Hoje é dia de Luistana Paixão e de Dulce Pontes. Uma canção que atravessou décadas e se mantém viva no imaginário do público português. Basta recordar as inúmeras vezes que foi cantada em concursos, desde a Operação Triunfo às Cantigas da Rua, sem esquecer o Chuva de Estrelas. Toda a gente a conhece e toda a gente sabe cantá-la. Sobre a canção, Reyes del Amor diz: "Lusitana paixão"...era la mejor canción de este año y la cantante más sólida para haberse llevado el primer premio. Como en el 85 con Adelaide, no pudo ser, pero Portugal demostró que cuando quiere llevar algo bueno lleva lo mejor... Quizá Dulce brillaba demasiado y eso es penalizado a veces en Eurovisión. E eu concordo. Belo poema e Bela música. Bela cantora que canta com alma e garra, com sentimento e paixão. Paixão lusitana, com certeza.

Gosto da pipoca

Foi um pouco por acaso que descobri o blog da pipoca mais doce. gosto de pipocas mas odeio pessoas que comem pipocas no cinema, como noutro lugar já escrevi. esta não me parece ser dessas, e ainda por cima, parece nutrir um sentimento especial pela minha Sabrina, em tudo semelhante, pelo que se justifica a sua fiel transcrição:

O Festival da Canção ou arranjem-me lá um buraquinho onde me possa enfiar e fingir que não sou portuguesa

Que fique já aqui bem esclarecido. Eu não vejo o Festival da Canção. Deixei de dar para esse peditório há uns bons anos, quando ainda havia uma boa Dulce Pontes, uma boa Nucha, uma boa Dina, uns bons Da Vinci, ou uma boa Dora vestida à gato das botas e a cantar "não sejas mau pra miiiiiiimm, uoooohhhooooo". Ainda sou do tempo que se fazia uma ligação em directo a todos os distritos do país para as pontuações. Era bonito, estava ao mesmo nível da Miss Portugal ou dos Jogos Sem Fronteiras, e eu vibrava à séria com aquilo. Agora é tudo uma aldrabice, com votações endrominadas e concorrentes que não lembram ao Diabo. Tudo isto para dizer que estava eu ontem a saltitar alegremente entre canais quando parei no canal 1. E não consegui mudar de imediato. O que estava a ver era mau demais para ser verdade. Uma pirosa do pior, de nome Sabrina, com um vestido cheio de folhos, em tons de bege, sandálias de atilhos (haverá pior que isto, mulheres do meu país?), mamas a quererem saltar, e atrás dela um coro composto por três gajas igualmente pirosas e vestidas de dourado, nuns vestidos muito justos a roçar a prostituição, e todas juntas cantavam assim uma espécie de salsa muito manhosa, qualquer coisa como "dança comigo esta noite", e bamboleavam-se, e aquilo soou-me imediatamente às festas de verão de Freixo de Espada à Cinta (que nunca lá estive, mas diz que são muito boas), e custou-me a acreditar que aquela merda estivesse, de facto, em competição. Recomposta do trauma, mudei de canal e fiz por eliminar aquilo da minha mente. Mas, confesso, tenho uma certa atracção pelo bizarro, e acabei por voltar ao festival da canção. Alegria das alegrias, aquilo estava mesmo a dar as últimas e iam anunciar o alegre vencedor. Muito suspense, ai quem será, ai quem não será (como se eles não soubessem já há muito), e eis que a parva da Isabel Angelino decide elucidar o povo e grita o nome de...SABRINAAAAAAAAAAA!!!! E isto, só por si, já era suficientemente mau. A pequena Sabrina, que acha que é cantora mas, na realidade, é manicure em Frielas, vai-nos representar lá fora. Sim, porque já não basta a opinião que o resto da Europa tem de nós, tem que ir agora esta saloia abanar o rabo. E dizia eu que tudo isto já era mau, mas eis senão quando anunciam o autor da música. Rufar de tambores....... Emanuel!!!!!! Clap clap clap! Qual Ary dos Santos, qual Paulo de Carvalho, qual Fernando Tordo! Este ano levamos uma bonita letra de Emanuel, o rei da música pimba.

E pergunto-me eu: não há maneira de nos impedirem de ir à Eurovisão? Não sei, criar-se assim um decretozinho-lei qualquer que diga "tendo em conta os resultados miseráveis que temos vindo a registar, Portugal está terminantemente proibído de pôr os pés na Eurovisão como forma de pôr fim à humilhação que se tem registado nos últimos anos". É que aquilo piora de ano para ano, a Espanha dá-nos um ponto por pena, para não dizermos que vimos de lá de mãozinhas a abanar, somos enxovalhados a cada edição, mas insistimos. E, cheira-me, levar a Sabrina e o Emanuel é capaz de não melhorar a coisa. Desconfio que é este ano que vão inventar pontuações negativas
.

gostei da "pequena Sabrina, que acha que é cantora mas, na realidade, é manicure em Frielas, vai-nos representar lá fora". e gostei também de ler os comentários que fizeram ao post da pipoca. Uma Alma-em-4-corpos que diz que Aquilo é inenarrável!!!! O bailarino em palco também era cósmico. uma filipa acha que é o país que temos....eu (infelizmente) também vi essa moçoila a cantar, estava linda...tal qual salsicha enrolada em couve lombarda...um deleite para os olhos...ah maravilha! uma inês aponta o dedo ao célebre comentador português: Voltem a pôr o Eládio Climaco no frasco de formol, sff. um Jorge imagina a cantora a ter sucesso noutras áreas: A mulher até pode ser excelente no desempenho do felácio, o que poderá conduzir a decisões favoráveis da parte do júri.Sempre a pensar positivo. um ánónimo confessa que Foi por situações como esta, que resolvi emigrar... uma ticha levanta suspeitas: começo a achar que apenas permitem a participação de Portugal, para qd algum país se queixar da sua participação, alguém poder responder: "ai, sim?? ai, sim?? achas que é mau?? então espera para veres Portugal!". é por aí... e entretanto surge um outro anónimo que sentencia: Que pena ainda existirem em Portugal pessoas tão preconceituosas como aquelas que escrevem neste Blog. Que tristeza! pois. parece que não deveríamos dizer mal da Sabrina, e quem o deve de fazer deve de ser gaja, segundo o Dukas: O vestidinho era fatima lopes... por calem-se a boca. alem disso pessoas ke usam blogs para insultar alguem deve ser recalcsdas! lol deve ser gaja! Depois destes dois comentários, a pipoca intervém: Ahhh... está explicado... o vestidinho era Fátima Lopes... que é só a estilista mais bimba e possidónia da nossa praça. Uma pessoa olha para a roupa que ela desenha e aquilo grita "saltem-me para cima" de uma forma quase pornográfica! sendo auxiliada pela alma-em-4-corpos: A indumentária não era Fátima Lopes, era João Rolo. Se fosse Fátima Lopes tinha mais cutis "à mostra". De qualquer das formas, a troca de nomes da costureira para o alfaiate, não altera a foleirice do outfit. Para terminar, um último comentário, desta feita pelo cajó, que é um anagrama de joca: As pipocas ENGORDAM, sejam doces ou salgadas, eu detesto gente a comer pipocas no cinema, e posso fazer todo um tratado sobre o aspecto negativo das pipocas, e agora???Não deixo de achar que a musica da Sabrina tem potencial, desde que tenha o "banho de loja" certo...! E agora quem tem razao?Eu ou esta pipoca calórica?!

gostei da explicação do Dukas: não podemos dizer que odiamos o vestido da Sabrina porque é de alta costura. O que dizer então da roupa das Non Stop no ano passado em Atenas, que era da autoria do Dino Alves? Ou daquele que é por muita gente considerado o vestido mais horroroso que já alguém vestiu num Festival da Eurovisão, o da espanhola Lydia de 1999, desenhado pela famosíssima Agatha Ruíz de la Prada? Mas ainda bem que existem pessoas que gostam da Sabrina e da canção dela e do vestido dela. O que não me parece muito justo, é que esses defensores da Sabrina julguem os seus opositores. Como se não tivéssemos todos o direito de dizer aquilo que achamos. Bem... Salazar acabou por ser eleito o grande português da nossa História. Ele também achava que as vozes que se opõem à dele deveriam de ser silenciadas. Salazar não ia gostar de pessoas que usam um blog para dizer mal de outras. Gosto eu.

sessão de tortura



rever este vídeo é recordar a fatídica noite em que a Sabrina ganhou vida no meu cérebro (ou o que resta dele). mau demais para ser verdade. há momentos em que eu sinto vergonha de ser português. este é um deles.

Thursday, March 29, 2007

Quem é a Sabrina?

Ilustre desconhecida até há algumas semanas atrás, a bela mulher que tem dado vida aos meus mais vivos pesadelos, foi a última vencedora do Festival RTP da Canção. Sobre a canção que cantou e sobre o seu o compositor falaremos certamente mais à frente, mas agora convém responder à questão: Quem é a Sabrina?

Primeira dica: quando quiseres saber quem é uma pessoa de quem nunca ouviste falar, fazes uma pesquisa por imagens, no google, e pode ser que tenhas sorte e dês de cara com a pessoa que pretendes conhecer. Foi o que eu fiz, e acabei por descobrir que Sabrinas, há muitas, embora não tenha lá encontrado fotos da miúda em questão, sim, essa que me persegue desde que a vi no Festival da Canção.

Segunda dica: quando quiseres saber quem é uma pessoa de quem nunca ouviste falar, fazes uma pesquisa no wikipédia, pode ser que tenhas sorte e leias algo sobre a pessoa que pretendes conhecer. Foi o que eu fiz, e acabei por descobrir três Sabrinas: as duas primeiras, na verdade, não passavam de títulos de filmes americanos, mas a terceira, ai a terceira...

Sabrina - cantora portuguesa que venceu o Festival RTP da Canção de 20Sabrina - cantora portuguesa que venceu o Festival RTP da Canção de 2007. 07.

UAU! FANTÁSTICO! QUE SORTE A MINHA! À SEGUNDA TENTATIVA, EM CHEIO! se bem que antes de carregar no link que me vai levar a uma outra página, ocorre-me um sentimento de compaixão para com todas as Sabrinas no mundo que nem sequer são referidas no wikipédia. Mas o que interessa é que a Sabrina que me interessa está lá. Vou poder finalmente poder responder à questão: Quem é a Sabrina?

Biografia:
O seu verdadeiro nome é Teresa Villa-Lobos e é natural de Setúbal. Começou por cantar na escola e em festas de família. Aos 16 começou a participar em competições de "karaoke".
Com Carina fez parte de uma das últimas formações das
Teenagers durante três anos (2003-2006). Antes de enveredar por uma carreira a solo venceu 2 concursos locais de Karaoke.
Aos 24 anos foi seleccionada num "casting" para participar no Festival da RTP da Canção de 2007. Com o nome artístico de Sabrina venceu a 43ª edição do
Festival RTP da Canção, que decorreu no dia 10 de Março de 2007 na Sala Tejo, em Lisboa, Portugal.
O tema "Dança Comigo (Vem ser Feliz)", com Letra de
Emanuel e Tó Maria Vinhas, Música de Emanuel e arranjos de Daniel Duarte, representará Portugal na 1ª semifinal do Festival da Eurovisão de 2007, que se realizará na Finlândia em 10 de Maio.
Está a ser preparar um disco que terá produzção de
Emanuel.

Perfil:
Nos tempos livres pratica Futsal no Grupo Desportivo e Recreativo do Bairro do Liceu, tendo alcançado o título de vice-campeã distrital na modalidade pelo Vitória de Setúbal.
É casada com Nandinho, jogador do Vitória de Setúbal.


UAU! FANTÁSTICO! QUE SORTE A MINHA! ESTA BIOGRAFIA É GENIAL! Começamos por saber que Sabrina é um nome artístico (!) de uma Teresa que nasceu na margem sul. Como todas as pessoas do mundo começou a cantar na escola e em festas de família, fez parte das Teenagers (das quem?) e venceu dois concursos de karaoke! UAU! FANTÁSTICO! A Sabrina é a rainha dos karaokes! E depois veio um casting e venceu o Festival RTP da Canção com "Dança Comigo (Vem ser Feliz)", letra e música do Emanuel. UAU! FANTÁSTICO! E como se não bastasse ainda joga Futsal e é casada com um jogador de futebol. Esta mulher é só surpresas...

Terceira dica: quando quiseres saber quem é uma pessoa de quem nunca ouviste falar, fazes uma pesquisa no google, pode ser que tenhas sorte e leias algo sobre a pessoa que pretendes conhecer. Foi o que eu fiz, e acabei por descobrir artigos fantásticos sobre ela, como uma reportagem desse jornal de referência que é o Correio da Manhã, onde acabamos por ler, basicamente, aquilo que está escrito na wikipédia (quem plagiou quem?), se bem que agora temos direito a ler comentários pessoais dos intervenientes. UAU! FANTÁSTICO! o tal Nandinho, jogador do Setúbal e marido da Sabrina diz “ “Vi na televisão e consegui que os outros jogadores e as mulheres votassem nela. Fiquei contente pela Teresa, mas não é uma coisa que goste muito”, confidenciou o futebolista ao Correio Vidas quando confrontado sobre a vitória da mulher. ”. Ambiguamente ficamos sem saber se a coisa de quem ele não gosta é a canção, a cantora, a sua vitória no Festival RTP , ele ter convencido os colegas a votar na mulher, ou uma qualquer outra coisa. Coisa também pode ser a Teresa, já que as duas palavras concordam em género e número. Adiante. A paixão entre ambos surgiu por acaso, num café (e haverá local mais romântico?) e PÁRA TUDO! Teresa adoptou o nome artístico de ‘Sabrina’, aconselhada por Emanuel. UAU! FANTÁSTICO! Não me posso esquecer de agradecer ao Emanuel por ter tido essa bela ideia, de mudar o nome à cantora. Realmente, Teresa é um nome horroroso, não irá certamente ter sucesso nem vender muito. Mas Sabrina? Sabrina, sim. Isso é que é. Belo nome. A mim faz-me recordar actrizes porno de série B, mamalhudas, como a outra Sabrina que encontrei no google, mas que não é esta Sabrina. Adiante: Nome pelo qual Nandinho nunca chamará a mulher: “É ‘Sabrina’ para os outros, para mim continua a ser Teresa. São coisas do meio dela. Preferia que se apresentasse com o nome próprio”, revela Nandinho, que tem “plena consciência” de que no mundo da música “às vezes tem de se abdicar do nome”. Ponto a favor para o marido, que se recusa a chamar a mulher de Sabrina. E faz bem. Claro. Sabrina é um horror. Ó Sabrina, traz-me aí uma cerveja! Que nojo! O nome Sabrina, não a cerveja, que com moderação não faz mal a ninguém. Ponto para o jornalista também, pela excelente prosa produzida até agora. E o que segue é um parágrafo que parece ser o embrião de uma qualquer novela da TVI (ai se o Moniz lê este artigo!): Por amor a Teresa, o futebolista separou-se da ex-mulher e voltou a casar, dia 24 de Junho do ano passado, em Setúbal, quando os dois faziam seis anos de namoro. Com o casal vive a filha de Nandinho, Natacha, de 11 anos. Um homem e uma mulher apaixonam-se. mas, oh não!, ele é casado e tem uma filha. O que deverá ele fazer? Destruir a sua família, o seu lar, a sua casa, como um dia cantou a Ágata, e partir rumo ao seu verdadeiro amor? Mas, o que aconteceu à ex-mulher? Como irá ela reagir? E a pobre criança, como irá enfrentar o divórcio dos pais? Basta. Vamos lá acabar este artigo cor-de-rosa, e acelerar um pouco, sim, eles amam-se muito, sim, eles querem ter filhos, sim, ela tem agora uma agenda muito preenchida, e blá blá blá, que isto não interessa nem ao menino Jesus. Vamos é já para o final e questionada quanto à hipótese de vencer o Eurofestival, a menina Sabrina ousa fazer prognósticos antes do jogo: Quanto a vencer o Eurofestival, ‘Sabrina’ é realista: “A nossa reputação lá fora não está muito saudável. Ainda temos os quartos-de-final e a meia-final. É preciso passar estas barreiras todas para irmos até ao fim”, remata.

Não vai marcar golo, certamente. Palmas para a jornalista Alexandra Ferreira que me fez descobrir algo mais sobre a Sabrina e para o pai da Sabrina (será ele?) que anexou um comentário à edição online do artigo, onde refere Sou um pai babado. Tenho pena q tenha abdicado da Universidade. Ex aluna de ciencias de comunicaçao e sociologia, apoio-a e q tenha sucesso na carreira q escolheu. Agora é pensar em concretizar outros sonhos com dignidade.

Oxalá o autor do artigo sobre a Sabrina na Wikipédia altere o seu texto e acrescente que a Sabrina foi uma aluna universitária que acabou por desistir do seu curso, o que até é comum em Portugal. Mas confesso que se me perguntassem qual era a escolaridade dela eu diria que ela tinha tirado o nono ano ou assim. E não é este facto que vai fazer com que eu deixe de a odiar. A Sabrina (não a Teresa, mas essa não é para aqui chamada que o blog nem é sobre ela).

coisas que odeio

acho piada quando ouço alguém dizer que odiar não é bom e bom é o amor e o amor é que tem de vencer e suplantar o ódio e o ódio são forças negativas que vão levar-te ao inferno e o inferno é coisa má e lá podes arder porque tem chamas e vais acabar mal se não mudas e afastas de vez o mal e o ódio do teu coração. tretas. podia escrever um eufemismo e dizer não gosto de. não gosto disto. não gosto daquilo. não gosto daquele e daquela muito menos. mas eu não gosto. não gosto de dizer não gosto. lembra-me quando andava no jardim infantil e inocentemente dizia gosto de ti, com a mesma facilidade com que dizia não gosto de ti. cresci. aprendi a amar e aprendi a odiar. assim mesmo. com extremos. com o mesmo fervor. com a mesma intensidade e fulgor. amar só por amar e odiar só por odiar. sem grandes explicações, porque nisto de sentimentos, o que importa é mesmo o que corre cá dentro. quando descobrir a fórmula para o amor, talvez consiga explicar a do ódio. ou não. isso também agora não interessa, porque o que eu ia fazer era mesmo criar uma lista de coisas que odeio:

- odeio o benfica.
- odeio estar doente.
- odeio couve cozida com bacalhau e batatas cozidas.
- odeio pessoas que não tomam banho.
- odeio a Poçilga, nome carinhoso como tratava uma colega de curso que curiosamente não tomava banho, embora não a odeie só por isso.
- odeio gente chata.
- odeio inquéritos de rua, e as pessoas que insistem em fazê-los, mesmo quando te recusas e elas te sigam de caneta e papel na mão.
- odeio bananas.
- odeio pessoas que escarram no chão.
- odeio quem odeia os meus amigos.
- odeio hip-hop.
- odeio pessoas que comem pipocas no cinema.
- odeio queijo.
- odeio gente burra.
- odeio acordar cedo.
- odeio crianças nos supermercados, a atirarem-se para o chão e a berrarem desalmadamente.
- odeio os taxistas que não se calam e insistem em elogiar Salazar.
- odeio o Fiel ou Infiel.
- odeio o Star Wars.
- odeio o Rui Bandeira.
- odeio a Sabrina.
-

e mais ódios ficam para uma próxima vez.

eu ODEIO a Sabrina.